Image Map

Edição Fevereiro 2011 - Em poucas palavras: quem somos ?


Outro dia, em um momento de ócio total e com a internet á minha frente (combinação explosiva!), começei a fazer um desses testes de personalidade de algum site. A primeira pergunta era mais ou menos assim:

Em qual desses grupos de adjetivos você se encaixa melhor?
a) Agitado, criativo, aventureiro.
b) Poético, sensível, romântico.
c) Determinado, racional, prático.

Fiquei perdida. Minha mãe sempre fala que sou criativa. Mas também me acho sensível. E muitos amigos me consideram bem racional. E aí? Qual alternativa escolher? Fiquei pensando, É engraçada essa nossa mania de definir o nosso jeito de ser, e o dos outros, com algumas palavras. Se a nossa personalidade fosse a mesma sempre, nosso comportamento seria bem previsível, não é?
Imagina: se uma amiga sua agisse de forma egoísta na hora de dividir um bombom, ela também seria egoísta na hora de viajar, de fazer um trabalho em grupo. Afinal, 'egoísta' está escrito na testa dela e, pensando bem, você não ia querê-la como amiga, certo? A não ser que 'boba' esteja escrito na sua testa. Mas a nossa personalidade é bem mais complexa do que isso. Você pode ser egoísta/tolerante/melancólica em algumas fases e, em outras, não. Aliás, nem precisa ser fase, mas em uma hora do dia. Por exemplo, sua amiga que odeia dividir doces pode estar a fim de lhe dar um pudim amanhã! Sem contar que também amadurecemos e, assim, mudamos. Você pode ter sido uma exemplar pessoa X, e agora ser uma adorável Y. Claro, aquela sua tia vai jogar na sua cara seu passado X, mas fazer o quê?
Quem muda, precisa lidar com a resistência das outras pessoas ao novo.

Juliana Röeder

Nenhum comentário:

Postar um comentário