Image Map

Edição Junho 2011 - O lado bom da adolescência

Você, como a maioria das meninas , vive com pressa de chegar logo aos 18? Então, esta mensagem é pra você. Nada de torçer o nariz, vai! Se pensar bem, verá que a adolescência tem, sim, uns lances que vão marcar a sua vida para sempre, e de um jeito bem especial. Quer alguns exemplos? Em primeiro lugar, é nessa fase da vida que vivemos as nossas maiores paixões, aquelas capazes de nos tirar de órbita, totalmente, de nos fazer esqueçer de tudo, absolutamente tudo, só por causa do ser amado.
Os amigos, claro, também são um motivo e tanto para curtir esse período entre a infância e a vida adulta. Quando pequenos, não sabemos ainda valorizar a turma. E, mais velhos, em geral, não temos tanto tempo para nos dedicar a ela. Além disso, os jovens têm facilidade em fazer novos amigos, são espontâneos e sinceros nos seus relacionamentos.
E tem mais: adolescentes aprendem muito rápidoo que quer que seja. Isso tudo, óbvio, abre um mundo de possibilidades. Afinal, você pode virar expert no que quiser. E em pouco tempo.
A adolescência é, ainda, uma época de grandes descobertas: novos filmes, livros, bandas, músicas... Algumas referências serão levadas pela vida toda, de tanto que você vai curitr. Outras, ficarão esqueçidas num canto da estante, assim que a moda passar.
Pra ajudar, a maioria das meninas não tem, antes dos 20 e poucos anos, aquele monte de preocupações e responsabilidades de uma mulher, tipo: e se a grana não der pra todas as contas no fim do mês? O que vamos ter para o almoço? E como vai ficar meu emprego com a crise? Entre outra chateações típicas.
Ainda não tá convencida de que ser adolescente é tudo de bom? Já parou para pensar que é na juventude que você vai escolher seus ídolos, sua profissão, seus namorados? - o que é muito divertido, no fim das contas. Na vida adulta, na maior parte do tempo, não estamos mais decidindo, mas sofrendo as consequências das escolhas já feitas... o que é barra!
Ser adolescente é, ainda, contestar regras, algo que até pode trazer sofrimento. Por outro lado, com a sua rebeldia característica, são os jovens que sacodem o mundo.
Os pais, nessa fase, ainda nos tratam como crianças, pelo menos de vez em quando. O que tem o lado bom, de sermos paparicadas e de nos sentirmos protegidas. Depois que crescemos, eles normalmente continuam desempenhando esse papel. Só que, daí, temos mais vergonha de pedir colo.
Não quero dizer, com tudo isso, que a vida adulta será uma chatice só. Assim como a adolescência, ela oferece boas esperiências e outras não tão bacanas assim. O grande barato é que, a cada fase, as emoções são diferentes, assim como as descobertas e as lições que aprendemos. Por isso, o melhor é não perder nada, tentar sempre encontrar algo positivo nas coisas como elas são. Assim, em vez de reclamar e de achar tudo um tédio, seremos capazes de nos divertir bem mais.
Por: Rita Trevisan

Nenhum comentário:

Postar um comentário